Mosir Barbosa's profile

Experimentos em gravura 1

Estas imagens são impressões de gravura digitalizadas, selecionadas a partir do conjunto total de gravuras criadas por mim nas aulas da disciplina Gravura A, ministrada pela professora Ana Elizabeth Lisboa, no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco.

O relato de poética a seguir foi produzido como parte das atividades realizadas ao longo da disciplina.
Todas as impressões foram realizadas em papel tamanho A4. As dimensões especificadas referem-se ao tamanho das matrizes.
Cesta de frutas, 15,5 x 11,5 cm
Relato de poética: processos e materialidade a partir da gravura
 
            Ao criar imagens, artistas atuam tecnicamente considerando os aspectos materiais envolvidos, estabelecendo uma íntima relação entre artista e processo, através da materialidade. Entender a materialidade no processo artístico vai muito além de apenas considerar especificações como a gramatura do papel ou os tipos de lápis, pincéis e tintas disponíveis para uso; a partir das experiências em gravura, me conecto profundamente com a matéria que permeia esses procedimentos e técnicas, enquanto busco compreender as superfícies e texturas, resistências e fragilidades, limites e possibilidades dos materiais e das ferramentas que utilizo.
 
            A gravura pode, enquanto técnica, ser cruel diante de erros e deslizes, uma vez que, seja no processo de gravação da matriz ou na impressão das cópias, ao cometer um erro, normalmente não se pode voltar atrás. Ao produzir gravuras, é inevitável ter que lidar com as consequências de não manter a atenção ao delicado sistema de causa e consequência que se impõe entre matéria e imagem; a gravura oferece oportunidades únicas de aprendizado e investigação da materialidade que podem ser transformadas em conhecimentos técnicos e sensibilidades que auxiliam na compreensão do processo criação de imagens, mesmo em outras linguagens artísticas.
 
(...)
(gravura de espinha de peixe), 14,1 x 9,1 cm
(gravura de peixe), 10 x 8,5 cm
(...)
 
            As possibilidades de experimentação oferecidas pela gravura me chamaram a atenção para a criação de algumas matrizes abstratas em PVC expandido, neolite e acetato (monotipia), para explorar as possibilidades da forma a partir da própria intervenção no material, sentindo e observando atentamente a eficácia de cada uma das ferramentas em relação às propriedades de cada tipo de matriz.
 
            No figurativo, me dediquei principalmente à criação de matrizes em neolite, madeira e de cologravura com representações de fauna (principalmente peixes) ou flora, motivada pelo meu interesse pessoal pelas ciências naturais e pela paleontologia. Fui inspirada visualmente pelas representações da natureza com as quais tive contato através xilogravura popular nordestina, assim como pela arte urbana do grafite, que me influencia estilisticamente. Eu desconheço a razão do meu interesse em representar peixes.
 
(...)
(gravura de lagartixa), 14,9 x 19,8 cm
(gravura de vespa), 14,7 x 10,6 cm
(gravura de rosto com pescoço longo), 7 x 21,7 cm
(gravura de rosto de perfil), 12,5 x 18,3 cm
 (...)
 
            Acredito que a gravura (e a monotipia, seja ela gravura ou não) me atrai e me motiva ao me proporcionar possibilidades bastante específicas de aprendizado sobre materialidade, processo, intuição e criação que são incorporadas em toda a minha leitura e produção de imagens. Enquanto ainda dou os primeiros passos na gravura, é principalmente a curiosidade pela matéria e pela própria arte (e ciência) que me impulsionam a criar.
(gravura de criatura fossilizada), 15,2 x 13 cm
(monotipia abstrata), 12 x 15 cm
Experimentos em gravura 1
Published:

Owner

Experimentos em gravura 1

Published: